Projeto Ecológico Pioneiros da Paz

O Congresso Estadual Espírita do Rio Grande do Sul, ocorrido no ano de 2011 em Gramado/RS, plantou uma semente fecunda nos trabalhadores da Sociedade Espírita Pioneiros da Paz, sobretudo com a temática ecológica abordada por André Trigueiro e pelo caráter sustentável do evento. Foram distribuídos aos participantes crachás que continham cada um três sementes de Ipê Roxo destinadas à plantação. Este contexto trouxe aos participantes a consciência da necessidade de agirmos de forma mais intensiva para possibilitar a sobrevivência de nosso planeta e de nossa perpetuação nesse ambiente que nos fornece exatamente o de que necessitamos para evoluirmos.

Mas, diante da semente plantada, como darmos continuidade a essa ideia? Qual o melhor ambiente para que efetivamente seja possibilitada a disseminação da temática ecológica espírita de maneira a frutificar e fincar raízes perpétuas? A resposta nos veio em razão da atividade desenvolvida no momento junto à Coordenação do Departamento de Infância e Juventude-DIJ. Qual o melhor terreno para iniciarmos a modificação de atitudes de maneira efetiva que não as crianças e jovens?

Atendendo a essa ideia procuramos junto à FERGS o apoio do DIJ para a concretização desse projeto, carinhosamente apelidado de Projeto das Sementes e fomos encaminhados à Gestão do Saber Ambiental para o apoio necessário. Organizado o projeto, este se realizou nos dias 21 e 28 de julho e no dia 04 de agosto de 2012.

No dia 21 de julho a Evangelização da Sociedade Espírita Pioneiros da Paz recebeu a Irmã Marta Neves e seus auxiliares que trataram da temática junto aos jovens entre 11 e 18 anos com a apresentação de vídeo e debate acerca da importância de nossa consciência ecológica e de questões relativas à reciclagem do lixo. Os jovens presentes se sensibilizaram com as informações trazidas e constataram a necessidade de mudança em atitudes pequenas, mas de grande impacto.

No dia 28 de julho os evangelizandos receberam nosso Irmão Marconi Cernicchiaro, colaborados da Sociedade Espírita Pioneiros da Paz que trabalhou a questão do impacto de nossas atitudes no planeta Terra e questões relativas à destinação do lixo e da reciclagem de materiais. Foi ainda trabalhado programa apelidado de Pegada Ecológica que analisava o impacto no planeta de nossa rotina e nossos costumes diante da realidade que hoje vivemos, em forma de disputa entre os participantes para ver quem tinha a conduta ecologicamente mais adequada ao planeta Terra.

No dia 04 de agosto foi a vez de nossa Irmã Isabel Junqueira, colaboradora da Gestão do Saber Ambiental e Presidente do Grupo Espírita Irmão Francisco de Assis, integrante da UDE Navegantes e funcionária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que trabalhou temática da efetiva plantação de sementes. A Irmã esclareceu a importância das árvores em nossa vida e as maneiras de conservação das mesmas. Após os esclarecimentos todos os jovens presentes assistiram a um vídeo gravado no 6º Congresso Estadual Espírita, no qual o Irmão André Trigueiro convidava a Juventude Pioneiros da Paz à plantação das sementes de Ipê Roxo recebidas fazendo um paralelo com a vida que Deus nos presenteou e deve ser cultivada dia a dia.

Em seguida os jovens se deslocaram para o Jardim da Sociedade no qual se encontravam mudas gentilmente cedidas pela Prefeitura de Porto Alegre que serão, posteriormente, transplantadas para um sítio onde os jovens poderão plantá-las e cultivá-las adequadamente juntamente com as sementes de Ipê que foram plantadas nesse dia e estão sendo cultivadas semanalmente pelos jovens.

Este é o início do que se espera seja uma mudança efetiva de atitude daqueles que ainda podem transformar de maneira mais impactante a condição ecológica de nosso planeta. Rogamos ao Pai e ao Plano Superior a Luz e o amparo necessário para que esse projeto tenha continuidade e difusão de maneira a fazerem a diferença em nosso Planeta.

Luz e Paz a todos!

DIJ Pioneiros da Paz.

Agosto/2012

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

2 comentários em “Projeto Ecológico Pioneiros da Paz

  1. Muito bacana a iniciativa, parabéns para todos que se envolveram neste projeto, certamente saímos todos ganhando com isto! braço espiritual!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s