Movimento Sepé Tiaraju-Santo Angelo

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Movimento Espírita, através da FERGS e da União Municipal Espírita de Santo Ângelo, estiveram envolvidos diretamente em duas atividades durante o lançamento do Movimento Sepé Tiaraju, realizado nos dias 10 e 11 de agosto de 2012, em Santo Ângelo-RS.

Uma delas foi o Varal de Valores, atividade coordenada pela equipe do Saber Ambiental da FERGS e executada pela voluntária Fátima Weber, trabalhadora do Grupo Espírita Seara do Mestre, de Santo Ângelo, que colocou as suas impressões sobre o trabalho. Em suas palavras:

“Foi uma imensa alegria participar da atividade. Muito gratificante ver

aqueles rostinhos risonhos a refletir sobre qual valor deixar para a

construção de um mundo melhor….

Quando eles diziam que não sabiam o que colocar eu lhes perguntava: ‘Que tal deixar esse teu sorriso lindo???’ Sorriam mais ainda e faziam um belo desenho, cheio de florzinhas, estrelas….

Foi muito bom ver um menino de seis ou sete anos escrever: ‘Não guardar rancor’.

Outra situação bem legal foi quando uma professora perguntou para um

menino se ele sabia desenhar um revólver, ele respondeu que sim, mas

que não faria o desenho porque esse não era um valor…. então ele pegou o papel e fez um desenho com flores, céu, sol…

As professoras gostaram muito da ideia, muitas anotaram e falaram que

vão fazer nas escolas…

Sei que foi apenas uma sementinha que plantamos no coração destas

crianças, agora é só deixar que Deus fará germinar…”

A outra atividade desenvolvida pelo Movimento Espírita foi a contação de histórias integrantes do Projeto Conte Mais. Foram montadas duas tendas, com duas contadoras (evangelizadoras) em cada uma e mais uma equipe de apoio auxiliando o trabalho. No total foram 06 histórias contadas diversas vezes, envolvendo grupos que variavam entre 15 e 25 crianças, com idades entre 06 e 10 anos de idade.

Ao final de cada história, as crianças faziam comentários, havendo assim uma interação entre todos os presentes. Com certeza, todos ganhamos com o evento, e foi realmente emocionante participar desta atividade.

Como bem colocou uma das evangelizadoras envolvidas no trabalho, Adriana Pizzuti: “Ver as carinhas das crianças e pensar que colaboramos, com pequena parcela, na construção das bases de um futuro melhor foi emocionante.

Com o pouco que temos, e o que já sabemos, podemos fazer muito!

Só precisamos acreditar! E trabalhar!”

Carla Bortolini, uma das contadoras, assim se expressou:

“Foi muito bom e muito gratificante participar desta atividade! Adorei!

Toda a equipe estava alegre, empenhada, entusiasmada!

Em todos os sentidos as expectativas foram superadas!

As tendas estavam aconchegantes. Tudo ocorreu tranquilamente, sem correria, sem agitação, criando o ambiente propício para se contar histórias. Mas o principal foi a receptividade e o comportamento das crianças! Esperava um entra e sai (pois nesse dia teriam muitos estímulos e atrativos ao mesmo tempo), conversas paralelas e movimentações constantes enquanto estaríamos contando as histórias. E o que recebemos foram olhares atentos, sorrisos e a atenção delas dirigida ao que estávamos contando! Em alguns momentos pude “flagrar” troca de olhares entre elas de surpresa, chamando a atenção ou compartilhando com a colega aquele momento, dizer ou situação. Emocionante!”

Ao que foi complementada pela também contadora Carina Comerlato: … “penso que ‘plantamos uma sementinha’  nos arquivos da consciência dos pequenos conforme reza a proposta do projeto Conte Mais e a própria Evangelização… estava muito legal!!!”

Esta atividade seguirá durante o segundo semestre, nas escolas envolvidas neste movimento, que inclui as cidades da Comarca de Santo Ângelo: Santo Ângelo, Entre-Ijuís, São Miguel das Missões, Eugênio de Castro e Vitória das Missões.

Temos a convicção que são sementinhas plantadas, mas que germinarão ao tempo de cada um, e que estamos dando uma pequena contribuição na melhora do nosso Planeta.

Que possamos seguir em frente, trabalhando em prol do Bem, e seguindo os ensinamentos do nosso Modelo e Guia, Jesus!!

Texto: Janaína Soares Schorr

 

Anúncios

2 comentários em “Movimento Sepé Tiaraju-Santo Angelo

  1. Legaaaal! Toda a ação gera uma reação!! A transmissão de valores positivos cria no âmago dos participantes, a mentalização e fixação delas, logo, se esperam as colheitas de alguns frutos. Essas ações podem se constituir em um antídoto ao Brasil que vivemos hoje.
    em Frente – gente!

  2. Tudo aquilo que se faz de coração tem outro significado. É mais alegre, mais bonito, mais envolvente. Quando trabalhamos com crianças, vimos a esperança de um mundo melhor, mais humano e fraterno se concretizar. Que iniciativas como esta se espalhem por todos os recantos, transformando assim as sementes plantadas por vocês em frutos valiosos. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s